Nova regra: Patinete elétrico é proibido para menores de 18 anos

38

O uso de patinete elétrico por menores de 18 anos está proibido em Vitória. A nova regra foi publicada pela prefeitura no Diário Oficial do Município e já está valendo para as empresas Grin, Yellow e Rappi, que operam o sistema na capital.

A intenção da Prefeitura de Vitória é garantir a segurança dos usuários, já que as empresas não cobrem seguro contra acidentes envolvendo menores de idade.

“Fizemos essa avaliação e achamos viável aumentar de 16 para 18 anos a idade mínima, por conta dessa cobertura. Além disso, abrimos consulta pública e essa questão foi uma das mais sugeridas”, afirmou a secretária de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Ana Elisa Nahas.

A partir de agora, as empresas são obrigadas a fazer o aviso sobre a idade mínima no aplicativo que libera o aluguel dos patinetes. Além disso, elas devem realizar campanhas educativas para orientar a população sobre o uso e as normas de segurança.

“A prefeitura também fará campanhas educativas. No primeiro momento, será dessa forma, e acredito que vai dar certo. Depois, vamos reavaliar e acompanhar se a empresa está cumprindo o que está previsto. Se não cumprir, vamos fazer uma notificação, mas não estamos tendo esse problema agora”, ressaltou Ana Elisa.

Fonte: tribunaonline