Diversão e economia: 46 mineiros dividem casa para aproveitar o verão em Guarapari, ES

24

Casa de praia em Guarapari no verão pode ser comparada a coração de mãe: sempre cabe mais um. E um grupo de turistas de Minas Gerais está fazendo valer a comparação, com 47 pessoas acomodadas na mesma residência, na Praia do Morro. A proposta é alinhar diversão e economia.

A casa possui área de lazer e oito suítes. Algumas com quatro camas, outras com seis e alguns quartos com oito lugares para dormir. Em cada quarto fica uma família inteira.

“A gente mantém mais ou menos a organização, divide a arrumação do quarto e do banheiro”, explicou o operador de máquina Eliziario de Andrade Neto.

Nessa casa, todo mundo tem algum grau de parentesco e todos são de Lagoa Dourada, em Minas Gerais.

“Passa tão rápido que você nem vê, quando percebe já tá na hora de ir embora. É bom demais, descansa a cabeça da gente”, falou a diarista Célia Regina Andrade.

Os quartos estão tão cheios que o casal Gilda e Raul Campos preferiu levar uma barraca e literalmente acampar na área externa da casa para ter mais privacidade.

Alimentação e regras

Pra fazer comida para tanta gente, a casa é equipada com fogão industrial. Quem comanda a cozinha todos os dias é a funcionária pública Dejadir Francisca Resende.

“Faço o almoço, a janta e o café da manhã, todos os dias. O povo gosta mesmo de arroz, feijão e carne”, contou.

Ela cozinha tudo sozinha, mas o combinado é que o pessoal tem que deixar a cozinha limpa depois. Aliás, essa é apenas uma das várias regras pra se conviver bem numa casa de praia com tanta gente. Para o grupo não esquecer das regras, tem recadinho pra todo lado.

“A partir de 6h tem o café, a partir de 12h o almoço, 17h a janta. O som também temos que manter até 22h baixinho, e depois das 22h som de espécie nenhuma”, explicou o motorista Isaías Resende.

Outra casa

Também na Praia do Morro, em Guarapari, outra casa está abrigando mais de 40 turistas mineiros neste verão. E pra esse grupo, o que não pode faltar é um bom churrasco, que começa cedo e só termina à noite.

“Aproveitar as férias é bom demais”, comemorou a doméstica Maria de Lourdes Santos.

Fonte: g1