Coronavírus: ES deve avançar na recuperação de casos em agosto, diz secretário de Saúde

200

Em entrevista coletiva online na tarde desta segunda-feira (03), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes e o subsecretário em Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, atualizaram algumas informações sobre o enfrentamento da pandemia do coronavírus no Espírito Santo.

De acordo com Nésio, ao longo do mês de agosto e no mês de setembro “é possível que tenhamos uma situação de recuperação mais homogênea no Espírito Santo”. A situação de recuperação, vista atualmente na Grande Vitória, poderá acontecer no final de agosto também no interior do Estado.

Segundo o secretário, o mês de agosto será de preparação e de debates para retomada de algumas atividades e mais flexibilizações. “A pandemia não acabou, mas nós vamos enfrentá-la de uma forma diferente”, disse o secretário.

Migração de Leitos

O secretário também anunciou que nesta semana haverá uma grande migração de leitos, anteriormente usados para pacientes com covid-19, que agora, serão transferidos para doentes de outras enfermidades.

Inquérito Sorológico

A nova fase do inquérito sorológico, realizada no final de julho, apontou uma redução na prevalência da doença nos municípios estudados, se comparado a pesquisa realizada anteriormente. Segundo Nésio, a secretaria de saúde foi surpreendida com esse dado. Entre as cidades pesquisadas, a prevalência maior foi nas cidades da Grande Vitória (7,29%). No interior, a prevalência é de 4,25%. A média geral do Estado é de 6,52%.

Informações: Folha Vitória