CPI Comandada por Enivaldo vai convocar EDP por causa de cobrança durante quarentena

Presidente da CPI da Sonegação na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) fez duras críticas à EDP por enviar “mensagens intimidadoras” de cobrança de contas de luz com a ameaça de “sujar o CPF do consumidor nos serviços de proteção ao crédito e cobrar judicial”.

“A EDP é uma empresa concessionária de um serviço público e deve se comportar como se fosse empresa pública nesse momento em que todos os esforços são no sentido de mitigar os efeitos da crise econômica e financeira das famílias com a necessária suspensão de várias atividades para permitir o distanciamento social e frear a propagação do novo coronavírus no Estado e no País. Infelizmente, a direção da EDP está se mostrando insensível e só pensando em seu próprio benefício”, disse Enivaldo.

Por conta desse comportamento, o deputado disse que vai propor, na primeira oportunidade que puder reunir os membros do colegiado, a convocação de diretores da EDP para prestar esclarecimentos perante a CPI da Sonegação.

“Vamos chamar diretores regionais, mas, se houver necessidade e esse tiver sido um comportamento ordenado de cima para baixo, vamos convocar o CEO da EDP no Brasil. Não dá para ver uma atitude dessa e ficar calado”, disse Enivaldo.

O parlamentar quer não apenas que a Escelsa pare de “perturbar a vida das pessoas, que já estão oprimidas por uma situação real que nunca vivemos antes”, mas que já se programe para cobrar de forma parcelada as contas de consumo do período de contingenciamento por conta do coronavírus.

“O consumo de todas as famílias vai aumentar nesse período, porque as pessoas estão dentro de casa por conta da recomendação de distanciamento social feito pelo Ministério da Saúde. Isso significa que, ao mesmo tempo em que as famílias terão queda de rendimento, também terão aumento de gastos com energia. A população está sendo afetada e as empresas precisam dar sua parcela de contribuição”, disse Enivaldo.

O deputado Enivaldo dos Anjos vem insistindo em várias medidas de mitigação dos efeitos econômicos do distanciamento social sobre as finanças das famílias.

O parlamentar já conseguiu que o Banestes isentasse da cobrança de juros sobre a cobrança de contas de consumo e também dos juros sobre o seu cartão de crédito, e ainda quer que os pedágios das rodovias estaduais e federais no Estado sejam liberados e que o pagamento de IPVA seja adiado, bem como o parcelamento ampliado.