Idosa de 89 anos é internada em Guaçuí com suspeita do Novo Coronavirus

44

Uma idosa de 89 anos está internada na Santa Casa de Guaçuí, no sul do Estado, em estado grave. A suspeita é de contaminação pelo Novo Coronavírus. Ela deu entrada na unidade na noite do último domingo (22), está isolada no Pronto Socorro e será transferida para a Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim, hospital de referência na região.

A idosa apresenta febre, sintomas gripais (coriza, congestão nasal), tosse e muita falta de ar. De acordo com o hospital, ela precisa de oxigênio suplementar e pode evoluir para respiração mecânica. Caso isso aconteça,  precisará ser transferida para uma UTI.
paciente apresenta sintomas respiratórios sugestivos de infecção pelo Novo Coronavírus e, além disso, tem um histórico epidemiológico que se encaixa para a classificação de caso suspeito, conforme informações da Santa Casa.

De acordo com o histórico levantado pelos médicos, a paciente recebeu recentemente a visita do filho, que trabalha numa multinacional. Esse filho e um neto da idosa estavam resfriados. Além deles, ela também teve contato com um bisneto e uma neta, que moram em um município que tem casos confirmados, e também estavam com sintomas gripais.

Segundo a Santa Casa, o caso é muito suspeito para o Novo Coronavírus, mas a confirmação depende dos exames que foram enviados para o Lacen e devem ficar prontos em torno de quatro dias. Enquanto isso, foram tomadas todas as medidas de isolamento da paciente, para prevenir o contágio, inclusive, dos profissionais de saúde que estão trabalhando no local.