Maior festa religiosa do Espírito Santo completa 450 anos

Uma coletiva está prevista para acontecer nesta quinta, no Convento da Penha, em Vila Velha, onde será informado sobre a programação do evento

Neste ano, a maior manifestação religiosa do Espírito Santo e uma das mais representativas do Brasil completa 450 anos de existência. O evento é motivo de orgulho para todos os capixabas, já que a homenagem à Virgem está associada à identidade, cultura e história do estado.

O Dia de Nossa Senhora da Penha em 2020 será comemorado em 20 de abril. Este será o primeiro ano de feriado alusivo à data em todo território capixaba, conforme lei aprovada pelo Governo do Estado em julho do ano passado.

Tradição capixaba

A primeira edição da Festa da Penha aconteceu em 1570. Desde a época de Frei Palácios até os dias atuais, a celebração evolui junto com a história do Espírito Santo, fazendo parte da tradição e identidade do povo capixaba. Neste ano, as homenagens à Padroeira do Estado acontecem entre os dias 12 e 20 de abril.

“Há 450 anos chegou em nossas terras a devoção à Nossa Senhora das Alegrias, também conhecida como Nossa Senhora da Penha. A cada edição a festa em honra à padroeira dos capixabas ganha mais devotos para além dos limites do território do Estado, com uma extensa e variada programação e inúmeras romarias. Hoje somos a maior festa religiosa do Espírito Santo e uma das maiores do País. São séculos de fé e a devoção do povo à Nossa Senhora, que vela por nós do alto da montanha. Tudo isso reforça ainda mais a importância da presença da Igreja e do seu papel na evangelização, e em especial dos franciscanos, trazendo os valores da fé, da ética cristã e da cultura local”, destaca o guardião do Convento da Penha, Frei Paulo Pereira.

São nove dias de evento com uma vasta programação, que incluem missas, apresentações culturais, romarias e muito mais. Uma festividade plural, representativa do povo capixaba e que renova sua tradição a cada nova geração.

Informações: Folha Vitória