Sobe para 7 o nº de mortos por causa da chuva no ES; mais de 2,2 mil pessoas estão fora de casa

Mais um corpo foi encontrado no município de Iconha, um dos municípios mais prejudicados pela forte chuva da última semana, nesta terça-feira (21), segundo a Defesa Civil. A pessoa ainda não foi identificada. Com isso, subiu para sete o número de mortos em decorrência do temporal. Não há mais registros de desaparecidos na cidade.

O corpo foi encontrado pelo lavrador Solimar José Gomes. Ele disse que estava olhando os estragos do temporal na propriedade que toma conta quando viu a pessoa na beira do rio.

“Eu vi primeiro uma mão. Levei um susto, porque nunca tinha visto algo assim. A gente fica muito triste com isso, mas pelo menos o corpo foi encontrado”, disse.

A quantidade de pessoas fora de casa também subiu: 2.204 estão desalojadas e 78 estão desabrigadas nas cidades mais afetadas pela chuva. Muitas famílias perderam tudo o que tinham porque a água chegou a atingir o segundo andar dos imóveis. O nível do rio Iconha subiu cerca de cinco metros.

Desaparecidos

Sobre os desaparecidos, que até esta segunda-feira (20) eram pelo menos cinco em Iconha, a Defesa Civil explicou que agora as pessoas que estavam sem comunicação estão conseguindo fazer com as famílias porque, com a retomada gradativa da energia elétrica, estão carregando os celulares e avisando onde estão.

“Isso foi porque a comunicação voltou. A energia elétrica vai sendo restabelecida e as pessoas conseguem manter contato com seus familiares”, explicou o tenente-coronel Carlos Wagner, do Corpo de Bombeiros.

Calamidade pública

O governador do Espírito Santo Renato Casagrande (PSB) decretou, nesta segunda-feira (20), estado de calamidade pública para Iconha, Alfredo Chaves, Vargem Alta e Rio Novo do Sul, municípios do Sul do Estado que foram afetados pela chuva.

Ele também anunciou novas medidas para auxiliar na limpeza e na reconstrução das cidades, a exemplo do fornecimento de maquinário pesado.

O estado de calamidade pública é decretado quando há danos à saúde e aos serviços públicos. Nesses casos, há possibilidade de obtenção de recursos federais e estaduais facilitada.

Fonte: g1