Governo anuncia medidas para ajudar municípios que tiveram prejuízos com as chuvas

As cidades atingidas pelas chuvas e enchentes no Sul do Espírito Santo ainda estão cheias de lama. Também há várias comunidades rurais isoladas, com estradas intransitáveis. Várias famílias tiveram que deixar as moradias e estão abrigadas em igrejas e escolas.

Em conversa com a equipe de reportagem da TV Vitória/Record TV, o governador Renato Casagrande, que tem visitado as regiões atingidas, disse que a Defesa Civil Estadual e também a Nacional têm colaborado desde a última sexta-feira (17).

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Estadual estão com 150 homens atuando nos municípios de Iconha, Alfredo Chaves e Vargem Alta em apoio as defesas civis municipais.

O governo estuda medidas econômicas para ajudar quem foi prejudicado pelas chuvas, como linhas de financiamento do Banestes com juros mais baixos e ainda possível adiamento de recolhimento do ICMS, que é o imposto pago por comerciantes. Os que tiveram prejuízos não precisariam pagar o tributo por agora.

Em uma rede social na tarde desta segunda, Casagrande postou: “Acabo de me reunir com nossa equipe para conversar sobre os prejuízos da chuva no Sul do Estado. Assinamos o decreto de calamidade pública para os municípios de Iconha, Alfredo Chaves, Vargem Alta e Rio Novo do Sul e vamos contratar emergencialmente equipamentos para ajudarem na recuperação dos municípios, inclusive as pontes e rodovias. Juntos, vamos ajudar a reconstruir as nossas cidades. Boa tarde, amigos”.

 O estado de emergência ´é identificado pela iminência de danos à saúde e aos serviços públicos. Já o estado de calamidade pública é decretado quando essas situações se instalam. Cabe ao prefeito avaliar a situação e decretar emergência ou calamidade, casos em que há possibilidade de obtenção de recursos federais e estaduais facilitada.

Em dezembro do ano passado, o IBGE divulgou um levantamento que aponta o Espírito Santo como o segundo estado com mais áreas de risco de deslizamentos de terra no país. Elas ocupam 45% do território. Só perdemos para o Rio de Janeiro.

A Defesa Civil Estadual diz que todas essas áreas são monitoradas e moradores orientados. Como a previsão é de chuva ao longo da semana, os bombeiros alertam para os sinais que as pessoas, que moram nesses locais, devem observar. O órgão também reforça que quem foi notificado a sair de casa deve obedecer para não correr riscos.

* Com informações do repórter Laércio Campos, da TV Vitória / Record TV