‘Cara de Mulher’ e ‘André Capeta’: fichas criminais de gerentes do tráfico presos em Piúma são extensas

Imagem de uma das ações da operação Leviatã II

Um dos suspeitos presos durante uma ação da operação Leviatã II, ocorrida no último domingo (06) no município de Piúma, no interior do Espírito Santo, é apontado como o gerente do tráfico de drogas na região do Bairro da Penha, em Vitória.

De acordo com a polícia, Helton Pontiá Machado, de 24 anos, conhecido como “Cara de Mulher”, ainda possui histórico pelos crimes de homicídio, tráfico de entorpecentes e posse irregular de arma de fogo.

O detido também tem o nome registrado em dois processos com passagem pelo Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) quando ainda era menor de idade, um deles com base na Lei Antidrogas.

Outras prisões

Jean Finamore Bento, conhecido como “Jeanzinho”; Carlos André Mendonça de Jesus, vulgo “André Capeta”, e Rhuan Alves Furtado da Silva, filho de um detento conhecido como “Nego Beto”, também foram presos pela polícia. Bento, de 19 anos, é apontado como um dos integrantes do grupo criminoso “Trem Bala”, um dos braços da organização criminosa Primeiro Comando de Vitória (PCV).

Já Mendonça, também de 19 anos, é considerado um dos braços armados do tráfico. O indivíduo possui histórico criminal por homicídio e tráfico de drogas, além de um mandado de prisão em aberto em trâmite e um mandado de busca e apreensão. O suspeito é considerado pelos policiais como um criminosos de alta periculosidade.

Furtado, o quarto preso, atualmente está custodiado na Penitenciária de Segurança Máxima II (PSMA II). Ele foi preso em dezembro de 2017 no Bairro da Penha, em Vitória, com uma maleta contendo mais de R$ 20 mil, além de uma pistola calibre 40, dois carregadores, um aparelho celular e bilhetes com anotações referentes ao tráfico de drogas. O homem ainda possui registro de posse de entorpecentes e por porte de arma de uso restrito.

Operação

Chamada de operação Leviatã II, a ação visa cumprir mandados de prisão temporária e mandados de busca e apreensão nos municípios de Vitória e Serra. A operação faz referencia ao livro Leviatã, do filósofo político Thomas Hobbes. De acordo com ele, só existe um poder constituído, o Estado. Esse poder constituído, segundo ele, deve se opor a qualquer outro que venha tentar se estabelecer.

Informações: Folha Vitória