Prefeito de São Mateus pode ter que deixar o cargo na próxima semana

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve julgar, na próxima terça-feira, dia 8, o recurso especial do prefeito de São Mateus, Daniel Santana Barbosa (PSDB), o Daniel do Açaí (foto).

A relatora do caso é a ministra Rosa Weber. Se o recurso for negado, o município poderá ter nova eleição para prefeito.

Isso porque, em outubro de 2017, o plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) cassou, por maioria de votos, o mandato de Daniel da Açaí e do vice-prefeito José Carlos do Valle Araújo de Barros (MDB), morto em 2018, reconhecendo abuso de poder econômico nas eleições de 2016.

Daniel da Açaí foi acusado pelo Ministério Público Eleitoral de distribuir água para a população de São Mateus em meio à crise hídrica que assolou o município e a Corte Eleitoral capixaba entendeu que houve fins eleitoreiros na ação.

Nos caminhões que distribuíam a água, havia a logomarca da empresa Água Mineral Açaí, da qual o então candidato era sócio e também que lhe rendeu o apelido com o qual concorreu às eleições.

À época, o voto do relator no TRE já pediu a realização imediata de novas eleições municipais. Mas, por meio de uma medida cautelar concedida pelo presidente do TRE-ES, desembargador Annibal de Rezende Lima, o prefeito se mantém no cargo até o momento.

Defesa

A reportagem tentou contato com o prefeito Daniel da Açaí, mas sem sucesso. O advogado de defesa, Altairo Thadeu Sobreiro, disse: “A defesa segue confiante na Justiça. Não ocorreu qualquer irregularidade eleitoral, devendo a vontade popular ser preservada”.

Fonte: tribunaonline