Criminosos invadem fazenda, cortam árvores e roubam madeira, em Linhares, ES

O corte irregular de várias espécies de árvores da Mata Atlântica foi registrado em uma propriedade privada no distrito de Barro Novo, no interior de Linhares, no Norte do Espírito Santo.

A denúncia de crime ambiental foi registrada pelo dono da fazenda, que teve a terra invadida por criminosos. O desmatamento na área era feito para a extração irregular de madeira.

O funcionário da propriedade, José Roberto Leocácio Nascimento, foi quem descobriu o crime no dia 28 de setembro.

“Tomei um susto. Sempre venho tirar bananas, mas quando vi madeiras derrubadas assim no meio da roça tomei um susto muito grande”, relatou.

O dono da fazenda, Marcus Carneiro, disse que pelo menos dez árvores foram derrubadas no local. A árvore da espécie Jataipeva, uma das mais raras e antigas da região, também foi cortada pelos suspeitos. Eles utilizaram um trator para abrir caminho na mata e retirar a madeira.

“Fiquei perplexo com a situação, tomei um choque. É inadmissível que em pleno século XXI, nessa luta pela preservação, isso aconteça. Além do crime de furto, é um crime ambiental absurdo. A gente deduz que eles entraram procurando certos tipos de madeira, pois vimos que teve madeiras que eles derrubaram e não levaram. Eles estavam procurando madeiras de cerne, que são madeiras mais procuradas para fazer esteio de construção, de cerca. Eles derrubaram o que acharam que seria do uso deles e fizeram esse rastro de destruição”, lamentou.

Marcus Carneiro conta que essa foi a segunda vez que a propriedade dele é invadida por criminosos em busca de madeira. “Da outra vez fiz o boletim de ocorrência, notifiquei o Idaf (Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo) e não tenho até hoje o resultado do que foi apurado. Isso não pode ficar assim”, reclamou.

O dono da fazenda informou que registrou o boletim de ocorrência para denunciar o crime ambiental e que vai acionar o Ministério Público para que ações mais efetivas sejam tomadas na região.

Fonte: g1