Deputado “Café no Bule” quer secretaria estadual para o setor de rochas no Espirito Santo

Durante encontro com o setor de rochas no fim da tarde desta quinta-feira (05), o governador Renato Casagrande recebeu do deputado líder do governo, Enivaldo dos Anjos a proposta de criar uma nova secretaria de estado para cuidar das demandas da indústria de rochas ornamentais, responsável por 12% do PIB capixaba.

“A proposta é criar uma secretaria, mesmo que atrelada à Secretaria de Desenvolvimento, para dar vazão às demandas da mineração de rochas. Enquanto temos secretarias sempre para distribuir recursos, essa secretaria seria responsável por cuidar de um setor que traz divisas para o Estado”, argumentou Enivaldo durante sua fala no encontro.

Com a presença de empresários, secretários de governo, prefeitos e vereadores de municípios produtores de rochas, o encontro foi proporcionado pelo deputado, que também propôs melhorias na tributação e nas estruturas de logísticas utilizadas pela indústria rochas no noroeste do Estado.

De acordo com representantes do setor, as rochas do noroeste muitas vezes perdem em competitividade para estados vizinhos devido a questões ligadas justamente à tributação e à logística. Atualmente, o Espírito Santo possui cerca de 3500 empresas que atuam desde a extração e produção de rochas ornamentais, até a sua exportação.

Outra demanda apresentada no encontro é a busca para que o governo federal alterne a sede da Agência Reguladora de Mineração para o Espírito Santo. Atualmente no Rio de Janeiro, o órgão é o responsável por emitir licenças de lavra para empresas mineradoras também do Espírito Santo, que exporta cerca de US$ 96 milhões em rochas ornamentais por ano.

As demandas apresentadas foram acolhidas pelo governador, que estuda maneiras práticas de atender a todas a partir do próximo ano.