Uso excessivo do celular pode causar Síndrome do Pescoço Tecnológico

A tecnologia trouxe muitas facilidades para o dia a dia dos usuários, mas também pode ocasionar danos à saúde quando utilizada em excesso. Uma delas é a Síndrome do Pescoço Tecnológico, classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma síndrome epidêmica.

Ela é causada pelo uso constante do celular, que faz com que o usuário fique com a cabeça em um ângulo que variam de 30 a 60 graus. “Geralmente as pessoas não elevam o aparelho no nível dos olhos, mas se inclinam para conferir a tela. O movimento eleva o peso projetado sobre a coluna cervical, que pode ser de 13 kg a 15 kg”, explicou o ortopedista Thanguy Friço. O desgaste causa problemas que, além de afetarem o pescoço, também podem afetar coluna, braços e as mãos.

Alguns cuidados podem ajudar a minimizar o problema, como levantar o aparelho para verificar a tela, fazer alongamentos ao longo do dia e praticar atividades físicas diariamente. “Os exercícios com reforço da musculatura cervical melhoram a postura e diminuem as possibilidades de ocorrer dores na região. Isso ajuda muito”, completou.

Informações: Folha Vitória