Por dia, três acidentes com motos são registrados em Cachoeiro de Itapemirim, ES

Foto ilustrativa

Pelo menos três acidentes envolvendo motociclistas são registrados por dia em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, segundo o Corpo de Bombeiros. Um levantamento aponta que 240 ocorrências foram registradas na cidade entre janeiro e julho deste ano. No mesmo período de 2018, foram 213 casos.

No Brasil, a cada ano, aproximadamente 12 mil mortes são provocadas por acidentes envolvendo motos. Um dado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que R$ 50 bilhões são gastos por ano com motociclistas acidentados.

Segundo o gerente de fiscalização da Prefeitura de Cachoeiro, Gilmar Coutinho, o número de registros é preocupante, especialmente porque a estatística demonstra que a maioria dos acidentes ocorrem devido a imprudência dos motociclistas.

“O motociclista tem que respeitar os limites de velocidade, sinalização, conduzir com segurança e procurar evitar envolver-se em acidentes tanto com automóveis, quanto com pedestres.

A prefeitura tem procurado atender todas as normas de circulação de trânsito, como sinalização e campanhas educativas. Temos uma gerência de fiscalização de trânsito que trabalha o ano inteiro, constantemente, com panfletagem em toda cidade, com palestras nas escolas, nas empresas e está sempre promovendo a conscientização”, explicou.

O descumprimento das normas de trânsito são fatores que resultam em acidentes. O ajudante de polidor, Iro Santos, por exemplo, quase já foi vítima de um acidente. “Estava sem a viseira no capacete, estava chovendo e de repente começou a entrar água no meu olho. Tapei o olho, perdi a visão totalmente, invadi a contramão e por sorte não veio um carro do outro lado”.

O professor Francisco Polonini contou que é preciso pilotar com atenção redobrada e que existem inúmeros perigos nas ruas que podem causar acidentes. “Qualquer coisa você cai de moto. Chuva é perigoso, areia no asfalto é perigoso, então, para andar de moto, tem que ter cautela”.

Corpo de Bombeiros

O comandante do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Cachoeiro, tenente-coronel Herbert, destaca a imprudência como principal responsável por acidentes com motos.

“Os motociclistas são mais vulneráveis que os motoristas. O nosso apelo é que eles se comportem e conduzam o veículo de uma forma um pouco mais prudente, porque ele não tem nada para protegê-lo. Era de se esperar que eles tivessem um pouco mais de cuidado que os motoristas”.

Acidentes recentes

Na última semana, em Cachoeiro de Itapemirim, dois acidentes envolvendo motociclistas foram registrados pelo Corpo de Bombeiros. Na quarta-feira (10), na Avenida Jones dos Santos Neves, no bairro Maria Ortiz, um homem foi arremessado da moto após bater em um carro. Ele ficou ferido.

Dois dias depois, na sexta-feira (12), um outro motociclista ficou ferido após bater de frente com um carro na Rodovia Engenheiro Fabiano Vivácqua, no bairro BNH.

Fonte: g1