Mutirão de cirurgias em cinco hospitais do Estado

O mutirão de cirurgias anunciado pelo Governo do Estado vai acontecer em cinco hospitais: Evangélico, em Vila Velha; Santa Casa e Hospital das Clínicas, em Vitória; Nossa Senhora da Penha, em Santa Leopoldina, região Serrana; São José, em Colatina, Norte do Estado.

Serão ofertadas 3.747 cirurgias a partir deste mês, e pacientes que já estão na fila aguardando terão prioridade no atendimento. “O mutirão vai atender aqueles pacientes que já receberam o diagnóstico e a indicação para a cirurgia”, explicou o secretário do Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

A identificação dos pacientes será feita por meio do Sistema de Regulação Estadual. A prioridade de ofertas das cirurgias é voltada ao público feminino. Na área ginecológica – histerectomia total, miomectomia, colpoperineoplastia e salpingectomia – serão 1.066 cirurgias para mulheres na faixa etária de igual ou maior que 15 anos.

Enquanto na área angiológica – varizes bilateral e unilateral – serão 1.557 cirurgias para mulheres e homens na faixa etária de igual ou maior que 20 anos. Além disso, terão ainda 1.071 cirurgias oftalmológicas e 53 de reconstrução mamária.

“É importante que a gente reduza a fila e o tempo de espera dessas cirurgias que não são de urgência, mas são necessárias”, afirmou o governador do estado Renato Casagrande.

Informações: Tribuna on line