Denúncia de suposta prática de nepotismo chega ao MP de Água Doce do Norte


Vereador Alonso denunciou Paulo Márcio, prefeito de Água Doce do Norte

Já se encontra protocolado no Ministério Público de Água Doce do Norte, desde o dia 07 de janeiro de 2019, uma denúncia de suposta pratica de nepotismo praticado pelo prefeito Paulo Márcio Ribeiro Leite. A denúncia foi feita pelo vereador Alonso Cordeiro de Souza.

O vereador relatou ao MP, que a suposta prática de nepotismo praticado pelo chefe do executivo e o Vereador Jacinto Lopes Cabral.

Conforme a denúncia, o vereador Alonso disse que, o Prefeito Paulo Márcio, na intenção de fortalecer sua aliança com o vereador Jacinto Lopes Cabral, e como parte da contrapartida de sua atuação na base do governo em atos praticados na Câmara Municipal, realizou a contratação dos seguintes servidores:

CLAUDINEI LOPES CABRAL, irmão do vereador Jacinto Lopes Cabral, cargo de Operador de Máquinas, lotado na Secretaria de Desenvolvimento e Agricultura;

KAIAN WILQUER DAL MASCHIO LOPES CABRAL, sobrinho do vereador Jacinto Lopes Cabral, cargo de Motorista de Ambulância, lotado na Secretaria de Interior e Transportes;

HIGOR VIEIRA DA SILVA, casado com CAMILA MAURO CABRAL DA SILVA, filha do Vereador Jacinto Lopes Cabral, cargo Adjunto de Secretaria, lotado no Gabinete do Prefeito Municipal;

CAMILA MAURO CABRAL DA SILVA, filha do vereador Jacinto Lopes Cabral, cargo de estagiária, lotada na Secretaria de Meio Ambiente.

“Conforme a Súmula 13 do STF, é vedada a nomeação de parentes até o terceiro grau, inclusive por afinidade”, alerta Alonso ao MP.

“A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal”.

“Quanto a Sra. CAMILA MAURO CABRAL DA SILVA, agrava-se mais ainda em razão desta ser sócia da empresa TRANSPORTE MUNICIPAL VIEIRA CABRAL LTDA, CNPJ sob° 17.738.785/0001-05 que por sua vez, possui contrato junto ao município, e acreditamos que o tráfico de influência se estende além do nepotismo, influenciando diretamente em licitações de transporte municipal escolar”, acrescenta o vereador Alonso em sua denúncia.

“Ou seja, além de usufruir renda de contrato de prestação de serviços, também usufrui renda como funcionária municipal. Indago Vossa Excelência, como a Sra. Camila, na qualidade de empresária poderia assinar contrato de trabalho junto ao município, ainda mais na qualidade de estudante? Quais os critérios utilizados nessa contratação?”, indaga Alonso.

“É sabido que o contrato de estágio visa alunos que necessitam de ajuda de custo em seus estudos, e quanto a Sra. Camila, temos certeza que não precisa, vide os contratos de sua empresa junto ao município”, disse o vereador Alonso.

“Os fatos acima narrados tem deixado a população indignada, visto que o município gasta impressionantes 67,87% de seu orçamento em gastos com pessoal, o que extrapola em muito o limite previsto de 54%, comprovando que a atual administração visa apenas a atender seus “conchavos” políticos, mesmo que para tenha que cometer crime de nepotismo”, disse perplexo o vereador Alonso.

“Assim, conclui-se que a contratação das pessoas ligadas ao vereador Jacinto Lopes Cabral constituem crime de nepotismo cruzado”, reafirma Alonso.

DOS PEDIDOS

“Senhor Promotor, o Município de Água Doce do Norte clama por justiça, e na qualidade de vereador, apenas posso lhe trazer tais fatos, visto a limitação que tive na apuração”, descreve Alonso.

“Assim, tendo em vista que os fatos acima relatados caracterizam condutas ilícitas, passíveis de medidas judiciais cabíveis (art. 11, caput, da Lei n° 8.429/92), requer a Vossa Excelência que sejam tomadas as medidas judiciais cabíveis”, cobra Alonso do MP.

Ao encerrar, o vereador Alonso foi enfático, “Faço na oportunidade juntada de procedimento realizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (RECOMENDAÇÃO N° 010/2018), que usando do que dispomos acima, notificou o Município de Nova Belém quando as práticas de nepotismo, recomendando a exoneração dos servidores vinculados aos vereadores e vice-prefeito daquela localidade”, disse Alonso.

Lembrando que a justiça de Minas determinou ao prefeito de Nova Belém a exoneração dos funcionários ligados aos vereadores daquela cidade.