Bombeiros tentam conter chamas em área de turfa em Aracruz e Guarapari

73

O Corpo de Bombeiros do Espírito Santo está tentando apagar, na manhã desta quinta-feira (7), dois incêndios em áreas de turfa nos municípios de Aracruz, na região norte, e em Guarapari, região metropolitana de Vitória. Desde sábado (1), as equipes atuam no local para apagar o fogo.

No incêndio em Jabuticaba, localidade de Guarapari, o fogo preocupa os produtores rurais. Com mais de 900 mil metros quadrados de área incendiada, uma propriedade teve 90% de área queimada. Já em Santa Cruz, no município de Aracruz, o incêndio já atinge uma área de mais de 480 mil metros quadrados.

De acordo com o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Wagner, equipes trabalham para conter o fogo. Em Aracruz, 70% da área incendiada foi controlada. E era dela, explica Wagner, que vinha a fumaça que incomodava moradores de Serra e Vitória.

“A fumaça que os moradores estavam reclamam vinha somente de Santa Cruz, por conta da direção do vento que estava soprando e trazia essa fumaça para a Grande Vitória. Em um momento inicial, nós vistoriamos todas as áreas de turfa da Grande Vitória e só encontramos a de Guarapari na sexta-feira e não justificava a fumaça, porque o vento estava para outro lado”, explica.

O que é o incêndio em turfa?

A turfa é um tipo de vegetação abaixo do solo. Quando incendiada, a combustão lenta e não há chamas, mas o desprendimento de muita fumaça.

“Isso é o que incomoda muito a população e traz muito problema para idosos e crianças por conta dos problemas respiratórios”, diz o Tenente-coronel.

Chuva

O tempo quente e seco tem contribuído para que os incêndios em turfas aumentem. A chuva da noite dos últimos dois dias não têm sido suficientes para controlar o incêndio.

“O que tem dado retorno no controle é a atuação do Corpo do Bombeiros no local, que fazem o alagamento dessa região. A todo instante essas áreas estão sendo monitoradas para não ter avanço no incêndio dessa turfa. Esperamos dar por encerrado essas ocorrências nos próximos dias”, enfatizou Wagner.

Orientação

Os bombeiros ainda orientam que a população evite colocar fogo em lixo no para fazer limpeza de terrenos, por conta do controle difícil, os incêndios em turfas podem durar dias.

“Todo tipo de fogo para a limpeza de terreno é possível provocar um incêndio em turfa. E traz muito transtorno para a população, é difícil de combater e pode ser evitado”, orienta.

Informações: G1/ES