Chuva e frente fria devem chegar ao ES na segunda quinzena de março, diz meteorologista

Depois de um feriadão prolongado de Carnaval, os foliões de algumas regiões do Espírito Santo retornam à rotina, como de costume, com muito calor. Na Grande Vitória, a previsão para esta quinta-feira (7) é de sol com algumas nuvens e possibilidade de chuva durante o dia e à noite. Em Vitória, a máxima é de 32º C e a minima de 23ºC.

Apesar das altas temperaturas, há previsão de chegada de uma frente fria ao estado já na semana que vem. Segundo a meteorologista do Climatempo, Josélia Pegorim, o quadro de excesso de calor e pouca chuva deve predominar até o fim da primeira quinzena de março. Já na segunda quinzena, a expectativa é de chegada de uma frente fria, com chuva mais frequente para os capixabas.

O que explica tanto calor?
Segundo a meteorologista, durante o mês de fevereiro e neste começo de março, o Espírito Santo tem sentido mais a influência do sistema de alta pressão atmosférica do Atlântico Sul, o que tem dificultado a formação de áreas de instabilidade sobre o estado.

Além disso, a circulação de ventos sobre o Brasil tem mantido as áreas de instabilidade mais fortes e frequentes entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O vento frio de origem polar também não tem conseguido chegar ao estado, por causa do bloqueio causado pelo sistema de alta pressão. Então, o calor em excesso é a combinação de muitas horas com sol forte, pouca chuva e falta de ar mais fresco de origem polar, explicou a meteorologista.

Informações: Folha Vitória