Família é surpreendida com conta de água que subiu de R$ 160 para R$ 1,2 mil, em Vila Velha

Os moradores de Cristóvão Colombo, em Vila Velha, reclamam do aumento nas contas de água após a troca do hidrômetro nas casas do bairro. Em um dos casos, a conta saiu de R$ 160 para R$ 1.223. A Companhia Espirito Santense de Saneamento (Cesan) disse que moradores devem observar mudanças de hábitos.

Os moradores contam que as contas começaram a aumentar depois que a Companhia Espírito Santense de Saneamento trocou alguns relógios.

A microempreendedora Rejane Mara Meirelles afirma que não teve mudanças de hábitos em casa. Ela e o marido foram orientados pela Cesan a buscar possíveis vazamentos, mas não encontraram. Mesmo com o registro da casa fechado, o relógio que conta o consumo continuou rodando.

 “A minha conta passou de uma média de R$ 158 para R$ 1.223. É um aumento muito grande. Não tem como a gente consumir”, conta Rejane.

Outros moradores

Na mesma rua um vizinho da família Jonacir Poltronieri também relatou o mesmo problema. “Isso é um absurdo, não tem como a gente ter consumido isso aqui”, relata ao mostrar as contas de água com a mudança no preço cobrado.

Na casa do Nilo Belmonte, depois da troca do relógio, a conta mais do que dobrou, passando de R$ 184 para R$ 446. “Depois que minhas três filhas saíram de casa de férias, o meu consumo dobrou. Foi de 20 metros cúbicos para 43”.

Cesan

A Cesan disse que orienta os clientes a observarem se houve mudança de hábitos de consumo, comum no verão, quando as temperaturas aumentam e é período de férias.

“É preciso verificar o uso de mangueiras, aumento no número de banhos, torneiras abertas, enchimento de piscinas, entre outros. Manter o uso racional da água nessa estação é fundamental para economizar e poupar”, disse a Companhia por nota.

Outro ponto que deve ser observado é se não tem um vazamento “não visível” no imóvel, que é quando a água não fica aparente na superfície. Para identificar esses vazamentos é preciso um profissional qualificado para fazer a investigação.

A Cesan acrescentou ainda que as trocas de hidrômetros são feitas com rotina quando tem um problema no equipamento ou em função do tempo de uso e diz que não teve alteração no processo de cobrança ou faturamento da empresa.

Em caso de dúvida sobre a conta, o cliente deve procurar um escritório de atendimento da Cesan para receber orientações.

Fonte: G1/ES