Deputado pede força tarefa contra crimes em Sooretama

Em ofício encaminhado ao secretário de Estado de Segurança, coronel Nylton Rodrigues, o deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) manifestou apoio à demanda levada a ele por lideranças políticas e empresariais de Sooretama, na região Norte do Estado, e pediu que seja providenciada uma força tarefa para combater os crimes que vêm acontecendo naquele município, assustando seus 25 mil habitantes.

“Os relatos são de uma absurda sensação de insegurança, com assaltos à luz do dia, assassinatos e tráfico de drogas intenso. Os marginais estão aproveitando da precária estrutura do aparelho de segurança estadual no município e é preciso que o Estado aja o mais rápido possível para não perder o controle. Parece haver uma associação entre criminosos de Linhares com os de Sooretama para aterrorizar a população”, disse Enivaldo.

O deputado pediu ao secretário de Segurança que a força tarefa seja executada, conjuntamente, pelas polícias Militar e Civil, com o apoio da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal para evitar a fuga de bandidos. “É preciso saturar as áreas de maior vulnerabilidade, abordar suspeitos, mostrar a presença do Estado e tirar de circulação os foragidos da Justiça”, disse Enivaldo.

No ofício, o parlamentar retransmite informações que recebeu da cidade de que a Delegacia de Polícia tem apenas um delegado e um investigador e apenas uma guarnição para patrulhar a cidade e quase 600 quilômetros quadrados de área municipal, que tem uma grande produção de café e outros produtos agrícolas.

Nesta terça-feira, dia 13, às 10 horas, os comerciantes da cidade convocaram uma mobilização para uma reunião no Auditório Nosso Espaço onde discutirão medidas contra a violência. “Seria muito importante que a Secretaria de Segurança estivesse presente”, disse Enivaldo, enquanto recebia a informação de mais um assalto a um posto de gasolina no distrito de Chumbado.

Na noite do último domingo, assaltantes levaram terror proprietários e clientes de uma lanchonete da cidade, enquanto um tiroteio na principal avenida da cidade deixava ferido um homem, socorrido por um ambulância, enquanto os atiradores, em uma moto, fugiam para o bairro Salvador, que se tornou o lugar mais perigoso de Sooretama.

Logo nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (12) uma loja comercial no centro da cidade foi assaltada por bandidos armados. “O clima é de medo. É como se a população ficasse presa e os bandidos soltos. Isso não faz sentido”, disse o deputado Enivaldo dos Anjos.