Aeroporto de Vitória é eleito o melhor do país pela segunda vez consecutiva

O Aeroporto de Vitória, Eurico de Aguiar Salles, foi eleito, pela segunda vez consecutiva, o melhor terminal aeroportuário com capacidade de receber até cinco milhões de passageiros por ano.

Os dados, relativos ao 3º trimestre deste ano, são da Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário, divulgada nesta quarta-feira (24), em Brasília, pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. O levantamento avalia os 20 aeroportos com maior movimentação no Brasil. Juntos, eles são responsáveis por 87% do fluxo de viajantes.

Numa escala onde a nota máxima é 5, o terminal capixaba ficou à frente dos outros oito aeroportos avaliados, com pontuação de 4,59, seguido dos terminas de Manaus (AM) e Maceió (AL), empatados com 4,51. Florianópolis foi o único que não atingiu a nota 4, meta estipulada pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero).

Já no grupo que movimenta acima de 15 milhões de viajantes anuais, Galeão (RJ) ficou com a maior nota da categoria, pela primeira vez, 4,45, seguido de Brasília (DF), 4,41, Guarulhos (SP), 4,39, e Congonhas (SP) com 4,36. Esses 20 aeroportos são responsáveis por 87% da movimentação no Brasil.

Considerando a classificação geral dos aeroportos, no período de julho a setembro, o Eurico de Aguiar Salles saiu à frente dos outros 19 terminais pesquisados em seis dos 37 indicadores avaliados: limpeza dos sanitários; disponibilidade de vagas no estacionamento de veículos; disponibilidade e localização de bancos, caixas eletrônicos e casas de câmbio; menor tempo de fila no check-in; velocidade de restituição de bagagem; e integridade da bagagem.

Pesquisa

Realizada desde 2013, a sondagem avalia a experiência do passageiro em diversos itens de infraestrutura, atendimento e serviços, além de monitorar o desempenho de diferentes processos aeroportuários como check-in, inspeção de segurança, restituição de bagagens entre outros. A coleta de dados foi realizada ao longo dos meses de julho, agosto e setembro, totalizando 21.206 entrevistas, sendo 15.203 com passageiros de voos domésticos e 6.003 com passageiros de voos internacionais.

Aeroporto

Inaugurado pela Infraero no fim de março deste ano, o novo Aeroporto de Vitória se tornou, em termos de infraestrutura, um dos mais importantes e modernos do país. Com um terminal quase cinco vezes maior e capacidade para 8,4 milhões de passageiros por ano, os viajantes e companhias aéreas têm suas atividades atendidas pelos próximos 15 anos, de acordo com a estimativa de demanda local.

Ranking

Outros aeroportos da Infraero também conquistaram bons resultados no levantamento, como é o caso do Afonso Pena, em Curitiba (PR), que venceu 10 das 37 categorias analisadas, como, entre outras, o mais limpo do país, o com maior qualidade da sinalização e o com melhor custo-benefício do estacionamento de veículos.

O Aeroporto de Manaus foi premiado como o com menor tempo de fila na imigração e o que conta com mais cordialidade na imigração. O terminal de Maceió (AL) foi eleito o com maior cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança; já os aeroportos do Recife (PE) e de Goiânia (GO) tiveram a melhor pontuação, respectivamente, nas categorias custo-benefício dos produtos de lanchonetes e restaurantes e disponibilidade de transporte público para o aeroporto.

Abaixo da meta
Seis dos oito indicadores referentes às facilidades ao passageiro, ligados aos serviços comerciais nos aeroportos, receberam as avaliações abaixo da nota 4, na média dos 20 aeroportos. Na opinião dos usuários, as principais queixas foram: disponibilidade de bancos, caixas eletrônicos ou casas de câmbio (3,69); custo-benefício do estacionamento (3,14); valor dos produtos comerciais (3,08) e o preço cobrado pelos alimentos, que teve a menor nota entre todos os indicadores, 2,93.

A qualidade da internet (3,51) e a disponibilidade de tomadas (3,88) foram os únicos quesitos considerados “regular” entre os 16 indicadores do agrupamento que avalia a infraestrutura aeroportuária dos terminais.

Ao todo, foram ouvidas 21.206 pessoas no trimestre por pesquisadores da Praxian – Business & Marketing e o nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 5%.

Fonte: Folha Vitória