Oito pessoas são denunciadas por aplicar golpes em empresários do ES e MG

Segundo as investigações, suspeitos davam dinheiro falso aos empresários vítimas do esquema

Oito pessoas foram denunciadas à Justiça pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES) por crimes de estelionato, organização criminosa e lavagem de dinheiro. De acordo com o MPES, o grupo, investigado na Operação Engodo, deflagrada pela Polícia Federal, aplicava golpes em empresários do Espírito Santo e de Minas Gerais.

Segundo as investigações, os empresários eram “convidados” pelos golpistas para serem parceiros comerciais em um empreendimento. Às vítimas era oferecida uma expressiva quantia em dinheiro e, em troca, elas pagavam uma “propina” ao grupo, que as procurava pela intermediação do “negócio”. Com o acordo fechado, os empresários recebiam uma maleta lacrada com o dinheiro, que depois descobriam ser notas falsas.

“Os denunciados estruturaram-se de forma ordenada, com divisão clara de tarefas, inclusive com nomes fictícios predeterminados, com objetivo claro de obter vantagens econômicas exorbitantes mediante a prática de inúmeros crimes de estelionato”, diz trecho da denúncia.

A Justiça decretou a prisão preventiva de cinco dos oito denunciados: Rogério Badaró de Souza, Idelvino Mendes Gil Filho, Horlei Amaral Mendes, Rozemeria Badaró de Souza e Kennedy Vieira da Fonseca. O único que ainda está foragido é Kennedy.

De acordo com o MPES, Rogério e Idelvino foram indiciados pelos crimes de organização criminosa, estelionato, tentativa de estelionato e lavagem de dinheiro; Horlei e Rozemeria responderão por organização criminosa, estelionato e tentativa de estelionato; e Kennedy foi autuado por organização criminosa, estelionato e lavagem de dinheiro.

As outras denunciadas são Patrícia Junker dos Santos Badaró, Iala Ramos Mendes Gil e Ludimyla Ozana Vieira Domingos, todas elas indiciadas por lavagem de dinheiro.

Fonte: folhavitoria