CPI da Máfia dos Guinchos recebe diretor do Detran-ES na segunda-feira

Nesta segunda-feira (22/10/2018), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Máfia dos Guinchos recebe o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), Romeu Scheibe Neto, e o representante da empresa Thomas Greg & Sons Gráfica e Serviços Gabriel Macedo Gitahy Teixeira.

Ambos foram convocados pelo presidente da CPI, deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) para prestar esclarecimentos na investigação de denúncias de que o processo de licitação para credenciamento de pátios para o depósito de veículos estaria favorecendo algumas empresas.

Na última reunião do colegiado, em 15 de outubro, os deputados ouviram quatro servidores do Detran-ES. Os funcionários afirmaram que o processo licitatório não está favorecendo nenhum concorrente. O processo de licitação para a contratação de pátios de veículos ainda está em andamento e o Estado está dividido em 12 lotes.

Já prestaram depoimento a presidente da comissão de licitação, Maria Chrystina do Nascimento; o membro da comissão de pregão eletrônico Luiz Cláudio Dal Col Mattos; o coordenador de remoção de veículos, Evandro Alceu Braga; e a diretora administrativa, Fabiana Pedrini.

CPI

A CPI da Máfia dos Guinchos foi instalada em 2015 para apurar supostas irregularidades no serviço no Estado. Para tanto, recebe informações de autoridades de trânsito, empresas rebocadoras de veículos e proprietários de pátios credenciados pelo Detran-ES e também de cidadãos, proprietários de veículos guinchados, multados ou guardados em pátios no Estado.

Foi acrescentada em suas atribuições a apuração de denúncias de irregularidades nas permissões para taxistas – concedidas pelas administrações municipais para a execução de serviço de transporte individual de passageiro. A Resolução 4.757, publicada em junho de 2017, prorroga o prazo da CPI por mais 365 dias.

O colegiado é presidido pelo deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) e tem como relatora a deputada Janete de Sá (PMN). Os outros membros efetivos são os deputados Marcos Bruno (Rede) e Raquel Lessa (Pros). A deputada Luzia Toledo (MDB) é suplente.

Fonte: Assembleia Legislativa