Daniel da Açaí perto do fim: TSE publica afastamento

Está cada vez mais perto o dia em que Daniel Santana Barbosa (PSDB), o Daniel da Açaí, será despejado pela Justiça Eleitoral da Prefeitura de São Mateus, onde chegou em 2017 debaixo de denúncias, por parte do Ministério Público Eleitoral, de compra de votos no nono maior colégio eleitoral do Espírito Santo, hioje com 82.650 eleitores.

Em 2016, compareceram às urnas, nas eleições municipais de São Mateus, 62.732 eleitores, com 4.885 votos nulos, 2.202 brancos e 30.780 votos para Daniel da Açaí (55,32% dos votos válidos). O segundo colocado foi Carlinhos Lyrio (PSD) com 14.063 votos (25,27%) e o terceiro o deputado estadual Eustáquio Freitas (PSB) com 10.797 votos (19,41%).

O Diário Oficial traz, nesta terça-fdeira (18), a publicação do acórdão da decisão da ministra Rosa Weber, relatora, negando provimento ao recurso especial eleitoral 258-57.2016.6.08.0021, do prefeito Daniel Santana Barbosa (PSDB),  e confirmando a decisão da Justiça Eleitoral capixaba (tanto da 21ª Zona Eleitoral quanto do Tribunal Regional Eleitoral) pela cassação dos diplomas do prefeito e do vice-prefeito José Carlos do Valle Araújo.

De acordo com especialistas ouvidos por este site, uma vez publicada a decisão, corre o prazo para eventual recurso do prefeito Daniel da Açaí. Pelo que tem sido noticiado pela defesa, será feito um Agravo Regimental para levar a questão do conhecimento do recurso ao plenário em três dias.

A decisão, entretanto, é auto-executória, ou seja, o Tribunal Superior deve notificar o Regional para que providencie a execução do seu Acórdão de afastamento do prefeito. Paralelo a isso, pode haver pedido do Ministério Público Eleitoral para que a Câmara seja oficiada e para que dê posse ao sucessor legal (Presidente do Legislativo). O requerimento pode ser feito também por terceiro eventualmente interessado, ou seja, algum dos candidatos participantes da eleição de 2016.

Se não for conseguido efeito suspensivo no Agravo Regimental, e, se houver comunicação da decisão até a próxima semana, os especialistas calculam que, no mais tardar, início de outubro, o Executivo Municipal já esteja sob o comando do Presidente da Câmara de Vereadores de São Mateus, Carlos Alberto Gomes Alves (PSB), que conduzirá, conforme calendário da Justiça Eleitoral, a realização de nova eleição para prefeito.

A decisão da ministra Rosa Weber, além de confirmar a cassação dos diplomas de Daniel da Açaí e de Dr. José Carlos, que morreu no dia 3 de agosto de 2018, depois de lutar contra um câncer, ainda suspende por 8 anos os direitos políticos de Daniel. Ou seja, o prefeito fica oito anos sem poder concorrer a mandato eletivo.