Deputado vai denunciar ao MP irregularidades em ônibus de Guarapari

A empresa Lorenzutti explora, sozinha, o serviço de ônibus em Guarapari, e presta maus serviços, segundo o deputado. (Foto: Portal27)

Motivado por inúmeras reclamações que recebeu de moradores de Guarapari, o deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) anunciou que vai denunciar a administração municipal ao Ministério Público Estadual e pedir que seja aberta uma investigação sobre o processo de licitação que resultou na contratação da empresa Lorenzutti para explorar o serviço de transporte coletivo do município, bem como sobre o cumprimento do contrato.

De acordo com as denúncias dos moradores, o serviço de ônibus de Guarapari passou a ser um monopólio da Lorenzutti, sucedânea da Asatur. “Está claro que tudo foi feito de forma obscura, como aconteceu com a contratação do estacionamento rotativo de Guarapari. Havia duas empresas antes, a Asatur e a Nova Guarapari. Já armaram tudo. Trocaram o nome da Asatur para Lorenzutti e há fortes suspeitas de que essa nova empresa seja de laranjas para esconder o seu verdadeiro proprietário”, disse Enivaldo.

Uma das reclamações recebidas pelo deputado foi da Associação de Moradores de Camurugi, cujo presidente, Rodrigo Guisso Santana, disse ao parlamentar que a licitação previa melhorias, mas na verdade o que houve foi piora nos serviços de ônibus da cidade.

“Guarapari é uma cidade turística, que tem crescido muito e atraído um grande movimento de estudantes, por causa do centro universitário que há na cidade. Os estudantes reclamam da demora dos ônibus e, em geral, recebi reclamações de que a nova empresa, que ficou sozinha no serviço, deveria colocar micro-ônibus nos bairros de mais difícil acesso, aumentar ofertas de linhas e horários e não suprimir. Mais o que aconteceu foi tudo ao contrário. Não colocaram os micro-ônibus, suprimiram linhas e horários e estão prestando um péssimo serviço. Mas não vou deixar essa gente em paz enquanto não resolverem isso”, disse Enivaldo.

Os moradores pediram ao deputado para lutar pela integração de Guarapari ao sistema Transcol. “Estou assumindo esse compromisso com Guarapari. O município pertence à Região Metropolitana, então o Transcol tem que alcançar lá também. Não entendo porque o ônibus do Transcol só vai até Setiba e a população tem que pagar duas passagens se quiser usar o sistema. Essa briga da população é minha também”, disse Enivaldo.