Daniel da Açaí ignora necessidades e população sofre com ruas alagadas em São Mateus

Enquanto o prefeito de São Mateus torra milhões de reais em recursos públicos para fazer festas, a cidade segue em estado de abandono e total falta de respeito para com os cidadãos mateenses.

Não bastassem as repetidas cenas de canteiros descuidados, praças abandonadas e vias públicas tomadas por mato e usuários de drogas, São Mateus começa a sofrer também com a falta de infraestrutura de suas ruas, evidenciada pelas recentes chuvas na região.

Na Rua da Graça, divisa entre os bairros Santo Antônio e Ayrton Senna, a situação já ganha ares de ironia junto à população. De acordo com uma moradora que não quis se identificar por medo de represálias da equipe do prefeito da Açaí, a região ganhou o nome popular de “trecho da vergonha”, já que mesmo sem chuvas o lugar permanece de difícil acesso para os moradores.

“Aqui não precisa chover para que a gente não consiga passar. Se não é a água alagando é a poeira do pó de brita que eles jogam nos buracos porque é só isso que eles fazem”, disse a moradora de maneira indignada e com receio de ser identificada pela reportagem. “Por favor, não use meu nome. O prefeito persegue muito a gente aqui”, pediu.

Além de bairros como Santo Antônio e Ayrton Senna, a cena de descaso com a pavimentação das ruas também é conhecida em vizinhanças de outros bairros como Vitória, Bonsucesso e Aroeira, onde as cenas de vias alagadas e veículos atolando em meio à lama estão se tornando corriqueiras.

Ainda na rua da Graça, os moradores passam por dificuldade não apenas para ir de um bairro ao outro, mas também para ter acesso a serviços básicos como saúde e educação. Acontece que no local ficam a Escola Dora Arnizaut Silvares – um Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente – e a Unidade de Saúde Verônica Favalessa, onde muitos moradores têm acesso a consultas, por exemplo. Diariamente, estudantes e pacientes precisam atravessar a lama caso queiram ter acesso a um medicamento ou mesmo um dia de aula.

Recentemente denunciado pelo Ministério Público Estadual, o prefeito Daniel Santana, o Daniel da Açaí (PSDB) disse em uma rádio de São Mateus não temer promotores ou juízes. Na entrevista ao vivo, o prefeito condenado pela Justiça Eleitoral fez pouco das denúncias do Ministério Público dizendo serem “irresponsáveis” as denúncias feitas contra ele, dois secretários e o procurador da prefeitura em seu mandato.

De acordo com a denúncia, Daniel da Açaí e seus cúmplices devem fazer a devolução de R$ 21 milhões aos cofres públicos de São Mateus devido a desvios irregulares de recursos públicos ocorridos de 2016 a junho deste ano. Ou seja, durante todo o seu mandato.