Veja quem são os candidatos ao governo e ao senado nas eleições de outubro no Espírito Santo

Após a realização das convenções partidárias, que se encerraram no último domingo (5), os partidos já definiram os nomes dos candidatos a governador e vice-governador, senador e suplente, deputado federal e deputado estadual para as eleições de outubro no Espírito Santo.

Com isso, a disputa para o governo terá seis nomes: André Moreira (PSOL), Aridelmo Teixeira (PTB), Carlos Manato (PSL), Jackeline Oliveira Rocha (PT), Renato Casagrande (PSB) e Rose de Freitas (Podemos).

Apesar das definições, o quadro de candidatos pode ser modificado até o dia 15 de agosto, junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo.

André Moreira (PSOL)

O candidato ao governo pelo PSOL será o advogado André Moreira, que terá como vice Adriana Gonçalves (PSOL). A coligação é formada pelo PSOL e PCB. Para a disputa no senado foram escolhidos Liu Katrini (PSOL) e Mauro Ribeiro (PCB).

Advogado e militante das pautas de direitos humanos, André Moreira foi membro do Conselho de Direitos Humanos do Espírito Santo, como representante da OAB-ES. Também foi presidente do Conselho da Criança e do Adolescente do estado. Em 2016, representou o PSOL na disputa à Prefeitura de Vitória.

Aridelmo Teixeira (PTB)

O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) oficializou a candidatura de Aridelmo Teixeira para o governo do Estado. O candidato é doutor em Controladoria e Contabilidade e cofundador da Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (Fucape Business School).

O partido também definiu que a vice será a médica Jéssica Polese (PTB). Para a disputa ao senado o escolhido foi Rogério Bernardo (PMB).

Carlos Manato (PSL)

O deputado federal Carlos Manato (PSL) encabeça a chapa complementada pelos partidos PRB e PR ao governo do estado. O candidato terá como vice Rogério Zamperlini, também do PSL. Após a realização da convenção partidária no último fim de semana, ficou definido que o atual senador Magno Malta (PR) será candidato a reeleição.

Jackeline Rocha (PT)

O Partido dos Trabalhadores terá uma chapa puro-sangue nas eleições de outubro no Espírito Santo. Com isso, a candidatura de Jackeline Rocha foi confirmada para disputar o governo do estado. Para vice-governador o indicado foi Cleber Danes (PT). Quem disputa uma das duas vagas ao senado é Célia Tavares (PT).

Rose de Freitas (Podemos)

A coligação que apoia a candidatura da senadora Rose de Freitas (Podemos) ao governo terá seis partidos (Podemos, MDB, Rede, PRTB, PMN e Patriota). Para vice-governador o escolhido foi o médico Thanguy Gomes Friço (Podemos). Já para a disputa ao senado o nome escolhido pela coligação foi o de Fabiano Contarato (Rede).

Renato Casagrande (PSB)

Com uma coligação formada por 18 partidos, Renato Casagrande (PSB) foi o escolhido para disputar o governo do estado. O ex-governador terá como vice Jacqueline Moraes (PSB). A coligação é formada pelo PSB, PPS, PSDB, PDT, DEM, SDD, AVANTE, DC, PP, PSC, PROS, PCdoB, PHS, PV, PTC, PPL, PRP E PSD.

Para a disputa ao senado os nomes indicados foram de Ricardo Ferraço (PSDB), que tenta a reeleição e Marcos do Val (PPS).

Fonte: folhavitoria