Vergonha de São Mateus: prefeito decreta feriado no Estado

Daniel do Açaí

Vontade de aparecer ou incompetência mesmo? Estas são duas perguntas que não saem da boca da população de São Mateus depois do Decreto 9.850/2018 baixado pelo prefeito Daniel Santana, o Daniel do Açaí, do PSDB comandado pelo vice-governador César Colnago, presidente, e pelo ex-secretário de Estado Vandinho Leite, secretário-geral.

Nesse Decreto o prefeito Daniel do Açaí, que está cassado pela Justiça Eleitoral, mas se mantém no cargo graças a uma liminar concedida pelo próprio presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Annibal Rezende, comete uma gafe pouco republicana ao decretar horário especial de funcionamento nas repartições públicas nesta quarta-feira, dia 27, das 8 às 12 horas, devido ao jogo do Brasil na Copa do Mundo.

Estaria tudo bem e seguindo o script geral, se não fosse o fato de que o Decreto de Daniel do Açaí determina feriado, a partir do meio-dia, nos órgãos da Administração Direta e nas entidades da Administração Indireta “do Poder Executivo Estadual”. Ou seja, Daniel do Açaí acaba de “derrubar” o governador Paulo Hartung do cargo de chefe do Executivo Estadual.

“Isso demonstra bem o tamanho da incompetência desse prefeito, que, desde que assumiu, colocou São Mateus no sumidouro da política, a ponto de a cidade não ter prestígio nem para manter uma Delegacia da Receita Federal”.

Estamos envergonhados com tudo isso”, disse Valfrido Pereira, vendedor autônomo residente na Ilha de Guriri.

Na Assembleia Legislativa, os deputados estaduais fizeram piada com o nome do prefeito Daniel do Açaí tão logo tomaram conhecimento do “Decreto Imperial”, como comentaram. Para demonstrar o quadro de degradação que tomou conta de São Mateus desde que Daniel do Açaí assumiu, o município entrou, pela primeira vez na história, no Atlas da Violência do Brasil como uma das cidades mais violentas do Espírito Santo, a mais sangrenta do interior.