Deputado Enivaldo dos Anjos briga pela Receita Federal em São Mateus

Tão logo soube do anúncio da Receita Federal de que pretende fechar sua Delegacia Regional em São Mateus, o deputado estadual Enivaldo dos Anjos, 2º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, iniciou uma mobilização política para evitar que isso se concretize. A decisão, na avaliação do parlamentar, “é esdrúxula, insensível e absurda”.

“Qual é o critério que a Receita está usando para fechar a agência de São Mateus? Vou até ao Papa Francisco se for preciso para evitar que isso aconteça. O Estado existe para prestar serviços e não para tirar. São Mateus é o município que mais cresce no Espírito Santo e, com os novos investimentos previstos no Porto City, a economia se expande e a população tende a dobrar nos próximos anos”, disse Enivaldo.

O deputado salientou que São Mateus já tem 130 mil habitantes, mas que o público impactado pelo anúncio da Receita Federal é de quase 1 milhão de pessoas, quando se considera que o Sul da Bahia também é afetado pela decisão: “As pessoas vão ter que viajar mais de 300 km para resolver problemas na Receita Federal. Imagina como vai aumentar o custo para se abrir ou dar baixa numa empresa!” Enivaldo dos Anjos disse que vai cobrar uma posição da bancada federal capixaba a este respeito e já está preparando ofícios para a Receita Federal, para os Ministérios da Fazenda e do Planejamento, para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para Eunício de Oliveira, presidente do Senado, e até para o presidente Michel Temer.

“Se essa medida se concretizar, será um grande retrocesso e um desserviço à população de São Mateus e do Norte do Estado em geral”.

Se eles mantiverem disso, vou propor que o presidente Temer e essa gente responsável por essa decisão sejam declarados pela Assembleia Legislativa como personas non gratas ao Espírito Santo, não fazemos nenhuma questão a que venham pisar em nosso solo. É desse jeito que o Governo Federal retribui a grande contribuição que a infraestrutura de comércio exterior do Espírito Santo dá ao País?”“, questionou Enivaldo.