Documentário sobre Ilha de Trindade é destaque na TV Assembleia Legislativa-ES

Programa A Grande Reportagem vai ao ar neste sábado, às 15 horas, e mostra as belezas da ilha, situada a 1.200 quilômetros de Vitória Uma viagem ao território mais ao Leste do Brasil. A Ilha de Trindade está a 1.200 quilômetros de Vitória e é tema de um documentário que vai ao ar neste sábado (9), às 15 horas, na TV Ales, no canal 12 da NET.

O telespectador vai conhecer paisagens deslumbrantes, samambaias gigantes, o maior refúgio das tartarugas verdes e outras criaturas impressionantes. A equipe que visitou a ilha foi liderada pelo atual coordenador de Web da Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa, Emerson Cabral.

Ele foi para a ilha a convite da Marinha do Brasil e a visita durou três dias. Nesse período, o jornalista conheceu as rotinas do Posto Oceanográfico de Trindade, que é ocupado por uma guarnição permanente da Marinha. Na ilha também há um prédio onde ficam pesquisadores que estudam a flora, a fauna, a geografia e a atmosfera de Trindade.

“O que me surpreendeu foi a qualidade das pesquisas que são desenvolvidas lá. Foi a segunda vez que estive na ilha e a sensação é de êxtase quando a gente pisa lá. A paisagem é única, por causa da topografia, das paisagens. O lugar é mágico, parece que te atrai”, disse o jornalista.

Além disso, Cabral documentou, com ajuda de drones e câmeras preparadas para captar imagens submarinas, espécimes vegetais e animais, assim como o comportamento e vida na ilha. “Nós levamos um mergulhador que fez imagens no entorno da ilha. Mas parte das imagens foi cedida pelo Ictiolab, da Ufes, pela ONG Voz da Natureza e pela California Academy of Sciences. O material ficou muito rico também com o uso de drones, em terra”, contou Emerson Cabral.

Trindade é parte de uma cadeia montanhosa que segue desde o litoral próximo do Espírito Santo. Apesar disso, o território não pertence ao Estado, mas sim à União. A ilha foi descoberta em 1501 pelo navegador português João da Nova. Trindade ficou sob domínio português até a independência do Brasil. O Reino Unido chegou a ocupá-la em 1890, mas os britânicos desistiram seis anos mais tarde, após a assinatura de um acordo entre os dois países, com a mediação portuguesa.

Assista A Grande Reportagem – Ilha de Trindade Quando: Sábado (9), às 15 horas Canal: TV Assembleia, transmitida na Grande Vitória em sinal aberto e digital 19.2; GVT 319.2; NET 12; RCA 23 e Sky Digital 519.2.