Em dia pelo Meio Ambiente, deputado desabafa contra poluição de mineradoras

O deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) usou a tribuna da Assembleia Legislativa para desabafar sobre o alto índice de poluição no ar da Grande Vitória, promovido – em maior parte – pelas indústrias de siderurgia presentes na região.

Segundo o parlamentar, que preside a CPI da Sonegação de Tributos, Vale e Arcelor Mittal estariam proibidas de operar em qualquer outro país do mundo, se atuassem como fazem no Espírito Santo.

“Esse é o tipo de empresa barata para quem produz e cara para a população. No último ano, mais de 2.800 pessoas morreram por problemas respiratórios e essas empresas se recusam a utilizar seus equipamentos de inibição de poluentes porque isso reduz em cerca de 12% o seu rendimento. Então a troco de alguns empregos e pelo ICMS que dizem que pagam, essas empresas são recebidas com tapete vermelho pelas autoridades deste Estado”, lamentou Enivaldo que tem entre suas bandeiras o combate ao pó preto na Grande Vitória.

O comentário do deputado, feito durante a reunião da CPI da Sonegação de Tributos a que preside na Assembleia, foi motivado pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira (05). Para Enivaldo, apesar da data, o Espírito Santo tem pouco a comemorar justamente devido à postura dessas empresas poluentes.

“Infelizmente não temos muito a comemorar no dia de hoje porque estamos em uma cidade onde mais se tem doenças respiratórias no Brasil, graças a essas empresas que envergonham o Espírito Santo. É lamentável o que fazem por aqui e que não poderiam fazer em lugar nenhum do mundo”, disparou Enivaldo.

Aberta em 2015, a CPI da Sonegação de Tributos descobriu um rombo de mais de R$ 3 bilhões em ICMS não pago por 500 grandes empresas do Estado. Encabeçando a lista de devedores no Estado, a Vale deve também aos cofres públicos federais.

De acordo com dados do Ministério da Fazenda, a mineradora é a maior sonegadora de impostos do país, com uma dívida de R$ 41,9 bilhões para com o tesouro nacional.