CPI da Sonegação inicia depoimentos sobre irregularidades na produção do café

A Comissão Parlamentar que investiga casos de sonegação de impostos no Estado, CPI da Sonegação de Tributos se reuniu na manhã desta terça-feira (05) com representantes do Sindicato da Indústria do Café no Espírito Santo para apurar denúncias de produtores que estariam beneficiando em outros estados grãos produzidos em solo capixaba.

“Vocês estão aqui para contribuir com as investigações da CPI acerca do tema e chegar a uma maneira de incentivar o pagamento de tributos dentro do Estado”, esclareceu o deputado Enivaldo dos Anjos (PSD), presidente da CPI, aos representantes dos produtores.

De acordo com o presidente do Sindicato, Egídio Malanquini, não existem hoje levantamentos que possam esclarecer as recentes denúncias envolvendo produtores que beneficiem seu café fora do Estado. Apesar disso, o depoente se colocou à disposição para levantar dados junto à entidade e demais produtores para auxiliar nas investigações da Comissão.

“Hoje esta não tem sido a nossa pauta principal. Temos ouvido a respeito dessas denúncias graças à imprensa, mas isso não tem chegado até nós”, comentou o produtor e sindicalista que, ao fim da reunião, garantiu ver benefícios na investigação feita pela CPI. Espero que isso nos leve a uma cobrança mais justa dos tributos por parte do Estado, já que ter estados vizinhos cobrando menos leva justamente a casos como esse investigado pela CPI”, concluiu.

Para Enivaldo, a alta taxa de tributos tem sim o poder de espantar o contribuinte, mas a cobrança não pode ser burlada pelo setor. “É importante resolver essa questão porque o café chega lá em Santos, para a exportação, como sendo café produzido no Espírito Santo, mas na nota ele sai como tendo sido feito na Bahia ou em Minas Gerais. Isso causa um impacto tremendo nas contas do Estado e em regiões como o noroeste e a região de montanha do Estado, que fazem divisas com Minas e Bahia”, salientou Enivaldo.

Além do sindicato dos produtores, a CPI da Sonegação de Tributos pretende ouvir o depoimento do presidente do Sindicato do Comércio de Café no Estado, José Luiz Nicchio, que também estava convocado para comparecer na última reunião da Comissão, mas teve sua participação adiada pelo colegiado.

A CPI da Sonegação de Tributos se reúne às terças-feiras, a partir das 11 horas, no plenário Dirceu Cardoso.