Deputado recorre à Polícia contra vídeos ameaçadores

Deputado acusa prefeito de associação criminosa no Norte O deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) anunciou na manhã desta quinta-feira (17) que vai oficiar ao secretário de Estado de Segurança, coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho, para que determine a investigação de ameaças que passou a receber de pessoas identificadas por ele como associadas ao tráfico de drogas em São Mateus por causa de sua ação em favor da cassação do prefeito Daniel Santana (PSDB), o Daniel da Açaí.
“Vídeos estão circulando em redes sociais de grupos da cidade feitos por pessoas que se escondem nas sombras, mas que podem ser identificadas facilmente e são ligadas ao prefeito. Quero que a Secretaria de Segurança investigue a possível ligação do prefeito de São Mateus com o tráfico de drogas, além de estar por trás dessas ameaças contra mim”, disse Enivaldo.
O parlamentar enfatizou, entretanto, que as ameaças não o intimidam, muito pelo contrário: “Tenho vida e experiência para entender que o que essa gente quer é continuar assaltando o erário e usando a velha tática de intimidação que é utilizada, comumente, contra a população desprotegida. É preciso, porém, que a Secretaria de Segurança investigue porque isso é um indício do esquema criminoso que se apossou do comando da Prefeitura de São Mateus”.
Para Enivaldo, as ameaças visam intimidá-lo para que não vá a São Mateus, onde o prefeito é alvo de uma CPI instalada pela Câmara Municipal para apurar irregularidades na administração, além de ser foco de uma ação do Ministério Público Eleitoral que resultou em decisões, em primeiro e segundo graus de Justiça, pelo seu afastamento do cargo, bem como de seu vice, por compra de voto nas eleições de 2016.
Daniel da Açaí foi mantido na Prefeitura por força de uma liminar concedida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), desembargador Annibal de Rezende, depois que a Corte confirmou sua cassação, conforme decisão do juiz da Zona Eleitoral de São Mateus.
A liminar mantém Daniel no cargo até o julgamento de seu recurso pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde o Ministério Público Federal Eleitoral já se manifestou por manter a decisão de cassá-lo.
O processo está com a ministra-relatora, Rosa Weber, para proferir seu voto. A administração pública de São Mateus passou a ser alvo de muita cobiça por causa dos projetos que deverão alavancar a economia local e, por consequência, as receitas municipais – como a construção do PetroCity, um sistema portuário de cargas diversas, mas com foco na exportação de rochas ornamentais produzidas na região Noroeste do Estado e no Sul da Bahia.
Com população de 120 mil habitantes, um dos maiores crescimentos demográficos da região Sudeste, São Mateus enfrenta graves problemas de infraestrutura e de oferta de serviços públicos. “Isso tem piorado muito com a incompetência desse prefeito, que se elegeu comprando votos com água para a população durante o período de estiagem que atingiu a região”, disse Enivaldo.