Partido politico sai da base de apoio ao Prefeito de São Mateus

Apenas três vereadores – Aquiles Moreira (PMN), Francisco Amaro (PTdoB), líder, e Doda Mendonça (PRB) – continuam na base de apoio do prefeito Daniel Santana (PSDB), em São Mateus. Os dois vereadores do PT – Jaciara Teixeira e Paulo Chagas – anunciaram, durante a sessão da Câmara nesta terça-feira (13), que estavam saindo da base de apoio do chefe do Executivo.

O comunicado da Executiva Municipal do PT de que os seus representantes estavam deixando a base de apoio de Daniel da Açaí no Legislativo foi lido pela líder do partido, Jaciara Teixeira, e recebida com aplausos.

A nota faz uma ressalva de que o partido também não estará indo para a oposição, mas mesmo assim o fato está sendo lido como uma grande perda para o prefeito, que luta para reverter as decisões de primeiro e segundo graus da Justiça Eleitoral, que cassou seu mandato e de seu vice. Nos próximos dias, é esperada uma manifestação definitiva do Tribunal Superior Eleitoral para que Daniel deixe de vez o mandato, que passará a ser exercido pelo presidente da Câmara, Carlos Alberto Gomes Alves (PSB), até a convocação e realização de novas eleições no município.

“Com sua cassação pelo TRE-ES, o PT sempre defendeu o respeito ao voto e a conclusão de seu mandato, mas nunca recebeu o tratamento devido para discutir soluções diversos problemas que persistem em seu mandato, por isso não faz parte mais de sua base aliada. Neste começo de seu mandato faltou o elemento fundamental para nós, que é o diálogo. Vamos apoiar os projetos benéficos ao povo, mas a transparência na gestão dos recursos públicos, uma das bandeiras de sua campanha, não está acontecendo”, diz, em resumo, a nota.

A Câmara é composta por 11 vereadores, dos quais seis são oposição declarada ao prefeito: o presidente Carlos Alberto Gomes Alves (PSB) e, ainda, Jozail Fugulim (PTB), Antonio Luiz Cardoso, o Temperinho (PRTB), Jerri Pereira (PRTB), Jorge Luiz Recla (PTB) e Ajalirio Caldeira (PHS).