“Tratorada na Câmara de Vereadores”. Deputado diz que promessas em São Mateus são “falácias”

O deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) vem defendendo da tribuna da Assembleia Legislativa que o problema de abastecimento de água tratada em São Mateus somente será resolvido quando o serviço for todo assumido pela Cesan, mas identificou como “tratorada na Câmara de Vereadores” o ato político patrocinado pelo vice-governador César Colnago na última quinta-feira (8) para firmar um suposto convênio com o município em nome da empresa de saneamento estadual.

“A Câmara de Vereadores merece mais respeito. O SAAE já demonstrou incompetência para resolver o problema do abastecimento de São Mateus – que já está com 130 mil habitantes e deverá ter uma explosão populacional nos próximos anos, devido à retomada de suas principais atividades econômicas -, entendo que a solução é a Cesan assumir o serviço, mas não pode ser de graça, porque isso é um patrimônio de todos os mateenses”, disse Enivaldo.

Para o deputado, a assinatura do convênio entre o SAAE e a Cesan, numa solenidade pomposa, foi “uma falácia, uma tentativa desesperada do vice-governador de salvar a pele de seu apadrinhado, que nos próximos dias terá sua cassação confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral”.

Enivaldo condenou o uso político eleitoral de uma necessidade premente da população da cidade. “Estão fazendo política eleitoral em cima do desespero da população. Levaram até o secretário da Agricultura, cuja pasta não tem a menor relação com água urbana.

Fizeram um verdadeiro circo no gabinete do prefeito para pressionarem a Câmara a aprovar uma farsa e só tinha cinco vereadores, da base do prefeito. Se a Cesan tem interesse, por que seu presidente não estava lá? Se o vice-governador queria ajudar, o certo seria conversar com a Câmara, que é quem vai ter a prerrogativa de decidir o assunto. O serviço de água de São Mateus é um patrimônio que vale mais de R$ 100 milhões”, observou.

Para Enivaldo dos Anjos, “o gesto do vice-governador é mais uma tentativa de legitimar um crime político eleitoral cometido pelo atual prefeito e pelo qual ele está sendo cassado pela Justiça Eleitoral, já tendo sido condenado em duas instâncias”.

Com a autoridade de quem já presidiu o Conselho de Administração da Cesan, Enivaldo salienta que um trabalho da grandeza do que precisa São Mateus “não acontece em menos de dois anos, e o que estão fazendo é vender uma solução que não virá, até porque a Câmara precisa aprovar”. A solenidade promovida pelo prefeito Daniel Santana (PSDB), com as presenças do vice-governador César Colnago e do secretário de Agricultura Otaciano Neto, ambos do mesmo partido do prefeito, teve apenas cinco vereadores: Francisco Amaro (PTdoB), líder do prefeito na Câmara, Aquiles Moreira (PMN), Paulo Chagas (PT), Jaciara Teixeira (PT) e Doda Mendonça (PRP).

A Câmara de São Mateus, presidida por Carlos Alberto Gomes Alves (PSB), tem outros cinco vereadores: Jozail Fugulim (PTB), Antonio Luiz Cardoso, o Temperinho (PRTB), Jerri Pereira (PRTB), Jorge Luiz Recla (PTB) e Ajalirio Caldeira (PHS), de oposição, juntamente com o próprio presidente.