Rotativo em Setiba é covardia com motoristas, comerciantes e moradores, diz deputado

A insistência da prefeitura de Guarapari em manter a cobrança de estacionamento rotativo na cidade gerou críticas à atual gestão por parte do deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD). Contrário à prática do rotativo em toda a cidade, Enivaldo se manifestou desta vez em defesa dos banhistas e moradores da praia de Setiba, litoral norte da cidade.

“O que vemos em Setiba é uma covardia com os moradores, comerciantes e turistas que visitam a região. Um bairro onde a infraestrutura da prefeitura praticamente não existe, sem calçamento ou vagas devidamente demarcadas, não pode se dar ao luxo de cobrar pelo estacionamento”, disparou Enivaldo.

A cobrança estabelecida pela empresa Vista Group Network, concessionária do serviço de estacionamento rotativo na cidade, submete aos motoristas um valor de até R$ 5 por vaga de estacionamento que deve – de maneira obrigatória – ser desocupada após quatro horas de utilização.

Por ser uma praia afastada do centro de Guarapari, Setiba tem a base de sua economia voltada para o comércio e turismo que, com a cobrança, podem sofrer impactos negativos justamente no período de alta temporada.

“O turista vê uma cobrança abusiva como essa e simplesmente não volta. Ele acaba escolhendo outra praia que o acolha melhor. Quem sofre com isso é justamente o morador da região”, salienta o deputado que tem recebido repetidas críticas ao sistema de cobrança por estacionamento rotativo implantado na cidade.

Presidente da CPI da Máfia do Guincho, na Assembleia Legislativa, Enivaldo dos Anjos tem sido parte, inclusive, da linha de frente que investiga irregularidades no contrato de concessão à empresa Vista Group Network (VGN) para exploração do rotativo na cidade.

Durante as reuniões dos últimos meses, diferentes representantes da empresa e administração municipal prestaram depoimentos à Comissão.