Deputado denuncia ao MPF mortandade de peixes em Manguinhos, na Serra

Deputado estadual Enivaldo dos Anjos

O deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) oficiou ao Ministério Público Federal, na tarde desta segunda-feira (4), pedindo que a Vale seja investigada pela mortandade de peixes em Manguinhos e que “seja punida de forma exemplar, até como recurso pedagógico para ver se ela muda sua atitude”, lembrando o desastre ambiental provocado pelo rompimento da barragem de Mariana, da Samarco, empresa da qual a Vale é dona.

“Na semana passada, a imprensa noticiou o derramamento de minério no mar em Tubarão e hoje as praias de Manguinhos estavam coalhadas de peixes mortos. Considerando as correntes marítimas vindas do Sul, tudo indica que isso é causado por mais esse crime ambiental provocado pela Vale, sob a complascência das autoridades capixabas”, disse o deputado.

O deputado Enivaldo dos Anjos tem se debatido contra a poluição provocada pela Vale na Grande Vitória desde seu primeiro mandato em 1986 e voltou a atacar a empresa em discurso da tribuna da Assembleia Legislativa e, na tarde desta segunda-feira (4), quando denunciou a mortandade de peixes na praia de Manguinhos, na Serra. O parlamentar ainda enfatizou que “a Vale e a Arcelor Mital (antiga CST) praticam crimes ambientais há mais de duas décadas, matando crianças, mulheres e idosos pela poluição do ar, e ninguém faz nada. Por muito menos que isso, um cidadão comum é punido e hoje 40% dos presos estão apodrecendo em nossas cadeias sem decreto de prisão preventiva, sem ordem judicial e sem inquérito, mas a Vale é recebida com tapete vermelho pelas autoridades”.

Enivaldo dos Anjos aproveitou também para atacar a Petrobras: “Falar da poluição provocada pela Vale é como pregar no deserto. É o mesmo que falar da sonegação da Petrobras, que deve milhões às prefeituras capixabas, e se alguém ameaça cobrar é preso com a conivência do Poder Judiciário”. E acrescentou: “A Petrobras gosta tanto da impunidade no Espírito Santo que escolheu o Estado para centar suas ações. A partir de março, mais de mil técnicos vão trabalhar naquela sede luxuosa da empresa na Reta da Penha. Ninguém fala nada porque são mais mil pessoas para consumir, pagar aluguel, gerar renda, sem se levar em conta o crime que a empresa comete”.

Derramamento de minério da Vale ao Norte de Vitória pode ter matado peixes em Manguinhos
Foto: Portal Fórum