Comunidade de Buenos Aires em Guarapari sofre com especulação imobiliária

Prefeito Edson Magalhães

Durante a manhã de terça-feira (28/11) os moradores da comunidade de Buenos Aires, em Guarapari assistiram à demonstração de força de agentes da prefeitura da cidade que retiravam faixas em protesto ao projeto urbanístico encampado pelo prefeito nos últimos meses e chamado de “Nova Buenos Aires”.

Sem a devida consulta aos moradores do local, a gestão do prefeito Edson Magalhães (PSD) vem tentando aprovar na Câmara de Vereadores a proposta que pode inclusive acabar com um campo de futebol construído em uma área da Associação de Moradores.

De acordo com o Projeto de Lei Complementar 007/2017, aprovado com mudanças na Câmara de vereadores, ficam proibidas construções a uma distância de até 15 metros a partir do eixo central da pista que liga Buenos Aires a Baia Nova.

Sob a proposta de se construir uma ciclovia no local, o PLC quer abrir caminho para a valorização da região onde dois condomínios de luxo já estão estabelecidos e outros três começam a ser construídos.

“Estamos sofrendo com a especulação imobiliária. Existem já os condomínios e a intenção é construir a ciclovia para interligar os empreendimentos”, explicou o líder comunitário Dirceu Brambati Bianchi.

Segundo Bianchi, a proposta de uma “Nova Buenos Aires” não se finaliza na construção das ciclovias, mas também na mudança total das características da comunidade centenária.

“O projeto prevê a construção de um centro comercial no lugar do campo de futebol. O prefeito diz que quer fazer de Buenos Aires ‘uma nova Gramado’. Isso é um desrespeito aos nossos antepassados que chegaram aqui desbravando a região”, desabafou o comerciante.

Mesmo sem a anuência dos moradores do local e o esforço de vereadores da oposição em barrar o projeto, o prefeito da cidade vem se esgueirando nas brechas regimentais para fazer sua vontade de agradar empresários do setor imobiliário conhecidos da região.

Por último, o desrespeito ao direito constitucional de livre manifestação foi visto na comunidade com a tentativa de se arrancar as faixas de protesto pagas com o dinheiro dos moradores de Buenos Aires.

“O prefeito se baseia em um decreto assinado por ele próprio proibindo a fixação de cartazes sem a prévia autorização da prefeitura”, explica Bianchi sobre a decisão dos fiscais em retirar as faixas de protesto.

A ação, proporcionada pela prefeitura de Guarapari, desencadeou um conflito entre moradores e os fiscais, sendo necessária a intervenção de força policial. Fiscais e moradores tiveram de prestar depoimento no DPJ da cidade.

Um abaixo assinado contrário ao projeto “Nova Buenos Aires” segue sendo confeccionado pelos moradores da região para ser entregue ao Ministério Público com a tentativa de interromper o assédio sofrido pela comunidade.